VACLAV HAVEL, morre o intelectual tcheco anticomunista



pb-111218-havel-cannon.photoblog900.jpg (900×617)

18 de DEZEMBRO DE 2011 - MORRE AOS 75 ANOS O EX-PRESIDENTE  VACLAV HAVEL EM  SUA CASA DE CAMPO AO NORTE DE PRAGA, DURANTE O SONO.  O MAIOR ÍCONE TCHECO DO MOVIMENTO DE DISSIDENTES QUE DESAFIOU PACIFICAMENTE, APENAS COM A FORÇA DAS PALAVRAS, A ANTIGA UNIÃO SOVIÉTICA. FOI HOMENAGEADO POR MILHARES DE PESSOAS BALANÇANDO CHAVES AO AR (COMO ERA HÁBITO NAS ANTIGAR MANIFESTAÇÕES ANTICOMUNISTAS) QUE CANTARAM O HINO NACIONAL E LHE DEDICARAM UM MINUTO DE SILÊNCIO. LÍDER DA "REVOLUÇÃO DE VELUDO", DE 1989, QUE DERRUBOU O REGIME COMUNISTA, FONTE DE INSPIRAÇÃO CONTRA A TIRANIA COMUNISTA EM TODO O MUNDO, MORRE O HUMILDE HERÓI CUJA RESISTÊNCIA AJUDOU A LIBERTAR TODA UMA EUROPA UNIDA. 


Em 1989, Havel foi aclamado líder da pacífica "Revolução de Veludo", conjunto de manifestações populares que culminou com a entrega do poder pelo partido comunista que governava o país desde 1948. Durante o regime, Havel fora preso seis vezes. Em seu período mais longo na prisão, entre 1979 e 1983, ele chegou a cumprir pena sob regime de trabalho forçado. O escritor relata parte dessa experiência no livro "Cartas a Olga", que reúne as correspondências enviadas por Havel para sua esposa no período em que esteve preso. 


article-2075699-0F372F4600000578-980_634x428.jpg (634×428)
Mesmo tendo sido libertado da prisão por questões de saúde, em janeiro de 1983, Havel continuou a viver sob a vigilância das autoridades. Em Praga, Havel dizia andar sempre acompanhado pelo seu “policial particular”. Em sua casa de campo, a polícia secreta costumava acampar na casa de seus vizinhos. No fim de 1989, Václav Havel foi eleito presidente da Checoslováquia por unanimidade, pelo voto da Assembléia Federal. Em 1993, depois da separação das duas repúblicas, foi eleito presidente da República Tcheca. Havel governou por dois mandatos e deixou o poder em 2003.  Vaclav Havel foi um herói da liberdade. Um herói que jamais desejou liderar movimentos políticos ou presidir o seu país.                                A batalha que o jogou numa prisão de trabalhos forçados era pela liberdade de trabalhar, a liberdade de se expressar através de suas obras.  O regime comunista roubou de Havel anos irrecuperáveis de vida.  Ainda assim, contra todos os conselhos para que deixasse o seu país, Havel persistiu, conseguiu sobreviver aos anos de prisão e teve forças para liderar o movimento que acabou por derrumar o comunismo tcheco. Vaclav Havel lutou ao lado da verdade, e felizmente, no fim, a verdade prevaleceu.  
fotos e texto extraído do site www.ordemlivre.org
REV+VELUDO.jpg (300×300)

17 de Novembro de 1989, um movimento popular derrubou o regime comunista, patrocinado pela antiga União Soviética, que governava a Tchecoslováquia havia 40 anos. Caracterizado pela opressão policial, o regime perseguia implacavelmente todos os opositores, especialmente intelectuais, escritores e artistas. No campo econômico, os resultados eram catastróficos. Todas as indústrias, comércio e serviços, eram estatais e todos os trabalhadores eram funcionários públicos e como tal não existia para eles estímulos para aumentar e melhorar a produção. Faltava tudo no mercado, até comida. A insatisfação popular culminou naquele novembro de 1989 em manifestações populares na capital e em outras grandes cidades, com a participação de milhões de pessoas. Eram demonstrações pacíficas mas de muita força moral, apelidadas porteriormente de "Revolução de Veludo". Um dos líderes do movimento foi o escritor Vaclav Havel. O lema da Revolução de Veludo foi "O amor e a verdade devem vencer a mentira e o ódio". 

foto e texto extraído de brasilrepublicatcheca.blogspot.com    



REVOLUÇÃO DE VELUDO DA TCHECOSLOVÁQUIA -  Na história do mundo, a idéia de revolução está frequentemente associada com a violência ea guerra de guerrilha. Na verdade muitas revoluções nacionais são referidos como revolucionários "guerras" justamente por isso. Algumas revoluções, como a Revolução Americana do final do século 18, têm envolvido um grande derramamento de sangue, e da estratégia militar superior tem sido o principal fator para decidir de que lado sai vitorioso. No entanto, nem todas as revoluções têm sido violentos, e algumas das reviravoltas mais interessantes nacionais e do governo derruba foram aquelas realizado sem recorrer à força armada.

Uma revolução não-violenta como foi a Revolução de Veludo ou a Revolução Gentil, que teve lugar em 1989 na então Checoslováquia. Para entender a Revolução de Veludo, é importante ter um pouco de conhecimento de fundo sobre o país e da região durante essa época.

O Partido Comunista da Checoslováquia

Após a Segunda Guerra Mundial, a Tchecoslováquia ficou sob controle do Partido Comunista da Checoslováquia, que operava em estreita articulação com os líderes comunistas da União Soviética. O Partido Comunista chegou ao poder em 1948 e instituiu muitas políticas autoritárias, incluindo a proibição de literatura contrarian e lista negra aqueles que haviam apoiado as pessoas ou as políticas que o Partido consideradas em contraste com o seu próprio paradigma. O país operado sob essas políticas há 40 anos, levando à diminuição da qualidade de vida e uma economia pobre.

O declínio do bloco soviético

Quando Mikhail Gorbachev chegou ao poder na União Soviética em 1985, ele começou a instituir reformas políticas diversas, como líder do Partido Comunista lá. A União Soviética recomendado que todas as nações comunistas adoptarem essas políticas de reforma, mas os líderes da Tchecoslováquia não fazer quaisquer alterações significativas. Além disso, as pessoas em outros estados comunistas começaram a fazer mudanças em seus governos, levantando-se contra as políticas injustas e padrões pobres de vida. Estes acontecimentos levaram a agitação na Checoslováquia, e as pessoas começaram a falar contra o Partido Comunista mais abertamente do que teria ousado anteriormente.

O Muro de Berlim

No final de 1989, em 09 de novembro, o governo da Alemanha Oriental anunciou que iria permitir que seus cidadãos à liberdade de visitar a Alemanha Ocidental, e vice-versa. O Muro de Berlim, que já havia dividido a cidade de Berlim em Oriental e Ocidental metades, foi demolido. Este foi um evento importante que enviou uma mensagem aos cidadãos dos outros países comunistas que uma tendência de abertura e liberalização estava em andamento.

Protestos pacíficos

Em 17 de novembro, poucos dias depois da queda do muro de Berlim, a vegan Revolução de Veludo, na Tchecoslováquia. Na primeira, os estudantes organizaram protestos pacíficos pedindo uma completa reestruturação do governo e exigindo que o endereço do Partido Comunista do país problemas sociais e econômicos. Logo, artistas e espaços de arte, tais como teatros começou a entrar em greve, exigindo a libertação de presos políticos. Os líderes do país tentaram acalmar o público através da instalação de novos funcionários do governo que ainda apoiavam os velhos caminhos. Em novembro de 27, os manifestantes exigiam que um novo governo ser instalado. Um ataque geral ocorreu nesse dia, ea grande maioria da população participou, demonstrando durante duas horas.

Vitória para a oposição

Durante a revolução, nenhuma violência foi usada pelos manifestantes ou pelo Partido Comunista. Ao pé juntos, protestando pacificamente, e ter paciência, o povo da Checoslováquia foram vitoriosos contra o Partido Comunista. Como resultado, os líderes comunistas demitiu-se e novo, o governo não-comunista foi formado, liderado por Vclav Havel, que atuou como um dos líderes da oposição durante a revolução. Embora nem todos os problemas da Checoslováquia foram resolvidos de imediato, o novo governo democrático iniciado no país em um caminho em direção à recuperação econômica e aumento da liberdade social.
     
texto extraído do blog "geracaohoje.blogspot.com"


 


HISTÓRIA da TCHECOSLOVÁQUIA

karl
A República Tcheca tem raízes na antiga Boêmia e Moravia. Povos eslavos dominam a região no século VII e no império do Samo criam o primeiro estado tcheco. Entre os séculos VIII-IX, durante da época do famoso Império da Morávia as tribos eslavas săo cristianizadas. O Império da Moravia deixa de existir no século XI e sua parte ocidental é anexada à Boêmia.Em 1085, Vratislav II, o primeiro rei tcheco deixa o Reino da Boêmia passar a formar parte do Império Romano. No ano de 1230 foi fundada A Cidade Velha de Praga no lugar do antigo Castelo de Praga que existia já desde o ano de 870.Entre 1346-1378 sob o reinado de Carlos IV, imperador romano e rei da Boêmia, o país aproveitou a prosperidade excepcional de economia e cultura. O rei fundou a Universidade de Carlos em Praga em 1348, a primeira de toda a Europa Continental além de outros pontos culturais de alta importância na capital.
skoda
Entre 1526-1918 o Reino da Boêmia, forma parte da Coroa de Habsburgos, do Império Austro-húngaro.No fim da I Guerra Mundial, a derrota austro-húngara leva à independência dos tchecos e eslovacos, que se unem em 1918 para formar a Tchecoslováquia. A República da Tchecoslováquia é fundada 28 de Outubro de 1918; Praga transforma-se na sua capital. O primeiro presidente eleito foi Tomáš Garrique Masaryk.Durante as décadas 20 e 30 do século 20, a Tchecoslováquia era um dos 10 países mais desenvolvidos do Mundo com uma indústria muito avançada. Algumas das empresas e indústrias fundadas naqueles tempos funcionam sem interrupção até hoje.
Em 1938, o Pacto de Munique (entre Inglaterra, França, Alemanha e Itália) determina que o país entregue à Alemanha a região dos Sudetos, habitada por população de origem alemã. Em outubro de 1938, Hitler ocupa os Sudetos e em março de 1939, anexa toda a Tchecoslováquia e impõe a repressão.
Em 1945, fase final da II Guerra Mundial as Forças Armadas dos Estados Unidos e União Soviética libertam o país do domínio nazista. Em 1948, os comunistas, liderados por Klement Gottwald, dão um golpe de Estado e tomam o poder. O país torna-se satélite externo da União Soviética. A partir de 1966, surge forte movimento por reformas democráticas, que resulta na breve revolução chamada “Primavera de Praga” em 1968, sufocada pelos cinco estados integrantes do “Pacto de Varsóvia”.
praha2
Em novembro de 1989 a “Revolução de Veludo” , assim chamada pela maneira não-violenta com que se efetuam as mudanças, derrota o regime comunista. O escritor Vaclav Havel é eleito presidente do novo estado democrático tchecoslovaco. Em 1990, seguem eleições livres.Entretanto cresce na Eslováquia a campanha pela separação dos dois países. Havel, contrário à secessão, renuncia em julho de 1992; em novembro é aprovada a divisão do país.
No dia 1º de janeiro de 1993 surge a República Tcheca. Václav Havel é eleito presidente e o reformista Václav Klaus torna-se Primeiro-Ministro. Um programa de privatização, lançado ainda em 1992, ganha impulso no ano seguinte. No ano 1993 o país começa o diálogo com a União Européia sobre a transição do ambiente econômico e político para poder entrar na comunidade européia. O governo adota uma série de reformas na área de legislativa, macroeconomia, fiscal, monetária, ambiente empresarial, meio ambiente, jurisdição, direitos humanos etc. e finalmente em 1º de Maio de 2004, a República Tcheca entra na União Européia.
Extraído do site  www.czechtrade.com.br
 














Nenhum comentário:

Postar um comentário