1964 - Acontecimentos políticos, econômicos, sociais e culturais

JANEIRO de 1964      *Em Moscou, Prestes assegura a Nikita Kruschov: " se a reação levantar a cabeça, nós a cortaremos de imediato".      *Jango sanciona a nova lei de remessa de lucros aprovada pelo Congresso.     *A FIESP se recusa a participar de um ato de solidariedade a Jango, organizado pela CNI.    *Jango fecha a carteira de redescontos do Banco do Brasil em São Paulo e no Rio Grande do Sul      * A Editora Civilização Brasileira lança “O Estado Militarista”, de Fred J. Cook.      *Herbert Marcuse publica “A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional”.     * Depois de um período de ostracismo, reaparece o compositor Ismael Silva.     *Nos cinemas:  007 CONTRA GOLDFINGER, com Sean Connery.     *Dia 05: Marco histórico para a cristandade, o abraço do Papa Paulo VI e o Patriarca Atenágoras 

 
FEVEREIRO de 1964     *Muhammad Ali (Cassius Clay) bate Sonny Liston em Miami Beach e torna-se campeão mundial dos pesos pesados.     *Dia 09: Morre o músico e compositor Ary Barrosos em pleno Carnaval.     *Dia 27:  o governo Italiano pede ajuda publicamente para salvar a torre inclinada que ameaça desabar.

 
 MARÇO de 1964      *13 de março de 1964 aconteceu o Comício da Central do Brasil no Rio de Janeiro. Nele o presidente João Goulart (Jango) falou para as cerca de 150 mil pessoas e apresentou as propostas para as mudanças estruturais do país, entre elas a estatização das refinárias de petróleo, a desapropriação das terras com mais de 600 hectares às margens das rodovias federais, das ferrovias e dos açudes.     *Dia19: Marcha da Família em  São Paulo.A sociedade foi mobilizada para a primeira Marcha da Família com Deus Pela Liberdade. Dela participaram quinhentas mil pessoas no dia 19 de Março de 1964. 
 A massa humana saiu da Praça da República, seguindo pela Rua Barão de Itapetininga, atravessando o Viadutodo Chá,  para, chegando à Praça da Sé e  ser rezadauma missa pela Democracia, pelo padre Patrick Peyton, no Brasil a convite da Igreja e, em especial, do Cardeal Jaime de Barros Câmara, da Arquidiocese do Rio de Janeiro.   *Dia 20: O General Castello Branco distribui sua “Circular reservada” reconhecendo a intranqüilidade e as indagações de seus subordinados nos dias que se seguiram ao discurso pronunciado pelo então presidente, defronte a sede da Central do Brasil, em 13 de março de 1964. Nela, Castello Branco manifestava a sua apreensão ante as duas ameaças que antevia: o advento de uma Constituinte para a consecução de uma reforma de base e o desencadeamento em maior escala de agitações generalizadas. No histórico documento, referia-se as funções dos meios militares nacionais, que não são instituídos para defesa de programas governamentais e menos ainda, à propaganda, mas para garantir os poderes constitucionais.   
*No dia 24 tem início a REBELIÃO DOS MARINHEIROS, episódio originado pela resistência dos marinheiros, reunidos na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro à ordem de prisão emitida pelo Ministro da Marinha. Silvio Mota. A Associação dos Marinheiros e Fuzileiros Navais era uma  entidade considerada ilegal. Um destacamento de fuzileiros navais em lugar de prender os marinheiros, aderiram aos revoltosos. Tais fatos, aliados à ordem emitida  por Goulart proibindo as tropas de invadir o Sindicato, provocou o pedido de demissão de Sílvio Mota, imediatamente substituído pelo almirante Paulo Mario Rodrigues. 
*No dia 26 de março, o ministro do Trabalho Amauri Silva conseguiu um acordo, os marinheiros foram presos e conduzidos a um quartel. Horas depois, contudo, foram anistiados
por Goulart. Essa anistia foi muito criticada pela alta oficialidade, agravando ainda mais a crise na área militar.    *Entre os dias 31 de março e 01 de abril um  Golpe de Estado derruba João Goulart da presidência. O General Mourão Filho Comandante da 4ª Região Militar de Minas Gerais divulga uma proclamação contra João Goulart e a ameaça comunista que ele representava. Precipita a marcha de sua tropa em direção ao Rio de Janeiro. .Qualquer que fosse o governo e o presidente, depois dos últimos acontecimentos que culminaram com o discurso no Automóvel Clube, em algum lugar do país haveria por certo um levante. A fragilidade da base do “dispositivo” de Jango, caracterizada pela tolerância a indisciplina, achava-se incrustada na própria tropa que mandou serra acima para conter o General Mourão. O Exército, que no dia 31 dormira janguista, acordou revolucionário, mas saiu da cama aos poucos.



 

ABRIL de 1964  
  *Dia 01: Jango voa para Brasília e de lá para Porto Alegre, no dia 09 exila-se no Uruguai.  Costa e Silva proclama-se “Comandante do Exército Nacional”.   Até o fim do dia morreram sete civis.    *Dia 02: O Presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzilli, assume o governo em caráter provisório e de acordo com a fórmula constitucional. No entanto o poder de fato passou a ser exercido por uma junta governativa – O Supremo Comando Revolucionário - formada pelos três ministros militares: General Artur da Costa e Silva (da Guerra), o Vice-Almirante Augusto Rademaker     *Dia 05: morre nos Estados Unidos o General Douglas MacArthur.     *Dia 11: O General Castello Branco é eleito Presidente da República pelo Congresso Nacional tendo como vice José Maria Alkmin.  Obteve 61 votos favoráveis contra 72 abstenções. O voto mais aplaudido foi do ex-presidente Juscelino Kubitschek, senador por Goiás.   *Dia 11 os Rolling Stones lançam seu primeiro álbum: The Rolling Stones. ð Castello Branco nomeia Octávio Gouvêa Bulhões para o Ministério da Fazenda.  *Desmancha-se a guerrilha na Argentina estimulada por Che Guevara. O chefe do grupo, Masetti, desaparece na mata.   

MAIO de 1964      *Roberto Campos assume o Ministério do Pkanejamento. *Dia 24 em
Lima, na partida de futebol entre Peru x Argentina, 319 torcedores morem e mais de 500 ficam feridos durante tumulto e pânico por conta da decisão impopular do árbitro.   *Dia 29 de maio é formada a OLP pela Liga Árabe em Jerusalém. 

JUNHO de 1964    *Criado o SNI sob a chefia do general Golbery do Couto Silva.
*Dia 12: Nelson Mandela, líder do Congresso Nacional Africano, então ilegal, e outros sete correligionários são condenados à prisão perpétua na África do Sul.  *Dia 16: A russa Valentina Tereshkova é a primeira mulher no espaço, deu 46 voltas ao redor da Terra a bordo da nave Vostok VI.    *Começa a primeira turnê internacional dos BEATLES. ðJuscelino Kubitschek é cassado. ðOrganiza-se na Colômbia a guerrilha do Exército de Libertação Nacional. *Dia 25: a Igreja Católica condena o uso da pílula anticoncepcional.

JULHO de 1964   *Dia 02: o presidente Lyndon Johnson assina a Lei dos Direitos Civis de 1964, para a ordem jurídica, abolindo a segregação racial nos Estados Unidos.  *Dia 06: Malawi declara sua independência do Reino Unido.  *O Congresso prorroga o mandato de Castello Branco por um ano até março de 1967.

AGOSTO de 1964    *dia 04 os Estados Unidos iniciam bombardeio ao Vietnã no
Norte. O destróier norte-americano USS Maddox numa missão de espionagem ao largo da costa do Vietnã do Norte, disparou e danificou diversos barcos torpedeiros que se aproximavam dele no Golfo de Tonkin. Um segundo ataque de lanchas  torpedeiras foi noticiado dois dias depois na mesma área. As circunstâncias destes ataques são obscuras. O segundo ataque levou a uma retaliação aérea dos americanos, apressou o Congresso a aprovar a Resolução do Golfo de Tonkin e deu ao presidente poderes para conduzir operações militares no Sudeste Asiático sem uma declaração de guerra formal.  *Castello faz o discurso das “vivandeiras alvoroçadas”. – "Eu os identifico a todos. E são muitos deles, os mesmos que, desde 1930, como vivandeiras alvoroçadas, vêm aos bivaques bolir com os granadeiros e provocar extravagâncias do Poder Militar."  Castello Branco, que identificava simpatias dentro de altos setores da sociedade civil pela substituição do Presidente João Goulart servindo-se dos militares para a consecução de seus objetivos.  *dia 10: Papa Paulo VI publica sua primeira Encíclica. Durante o discurso de publicação de sua primeira Carta Encíclica,Ecclesiam Suam, o Papa Paulo VI ofereceu-se para intervir pela paz em conflitos internacionais e mostrou a intenção de colocar a Igreja em contato com o mundo inteiro. O Pontífice rechaçou o comunismo e o ateísmo, mas expressou esperança de que um dia essas forças viriam a dialogar mais positivamente com a Igreja Católica.  *dia 17 é sancionada a Lei nº 4375, sobre a natureza, obrigatoriedade e duração do serviço militar.  *dia 21 é criado o Banco Nacional de Habitação. O Sistema Financeiro da Habitação foi criado pela Lei 4.380, de 21 de março de 1964, que também criou a correção monetária nos contratos imobiliários, o BNH e as Sociedades de Créditos imobiliários. Os objetivos principais do SFH consistiam em:  a) Assegurar a aquisição da casa própria ao cidadão brasileiro, em especial a população de baixa renda;  b) Implementar a construção civil, em decorrência da aguda recessão na indústria da construção civil (1964), cujos empreendimentos habitacionais estavam paralisados pela queda da poupança e a recusa das instituições financeiras em conceder empréstimos  *Chega ao Congresso o PAEG – Plano de Ação Econômica do Governo. Tendo como principal objetivo derrubar a inflação.  *Decreto Nº 54.188 - Institui a Semana Nacional da Criança Excepcional de 21 a 28 de agosto.  *A censura proíbe sete dias em maio, que contava a história de um golpe militar em Washington. Depois  o filme é liberado.  *dia 31: lei nº 4392 que trata da amortização e juros de dívidas da União.  *Os Beatles chegam aos Estados Unidos numa viagem triunfal.

fusca_69.jpg (220×161)SETEMBRO de 1964    *Castello Branco manda Geisel ao Nordeste para investigar denúncia de torturas.   *O Correio da Manhã começa sua campanha contra a tortura.   *Volkswagen revela que bateu seu recorde de produção.   *dia 25: têm início a luta armada da Frente de Libertação de Moçambique.

OUTUBRO de 1964     *China comunista explode sua bomba atômica    *Martin Luther King recebe o Nobel da Paz ðCaduca o artigo punitivo do Ato Institucional. Foram atingidas 4454 pessoas, delas, 2757 eram militares    *Kruchev é deposto na União Soviética, assume um triunvirato em que prevalece Leonid Brejnev.   *Os trabalhistas ganham a eleição inglesa. Harold Wilson torna-se primeiro ministro, iniciando um predomínio que durará seis anos.  *Zâmbia torna-se independente e Kenneth Kaunda assume a presidência, na qual ficara até 1999.    *No dia 05, aconteceu uma das fugas mais espetaculares na história da antiga República Democrática Alemã (RDA).   Quase 60 pessoas escaparam do sistema totalitário e do “muro” através de um túnel.     *Inaugurado no Japão o primeiro trem bala, que atingia a velocidade de 220km/h . 

NOVEMBRO de 1964    *dia 09 morre aos 64 anos, a poetisa brasileira Cecília Meireles. Foi a primeira mulher a ter um livro reconhecido pela Academia Brasileira de Letras    *Golpe na Bolívia. Assume o General René Barrientos


64__buzios.jpg (400×298)DEZEMBRO de 1964   *É criado o Banco Central     *Brigitte Bardot viaja a Cabo Frio e fica numa praia desconhecida chamada Búzios   *Juan Perón deixa a Espanha, onde vivia exilado, e voa para a Argentina. Ao fazer escala no aeroporto do Galeão, é barrado e obrigado a voltar.